A ABRAMD CLÍNICA SP

ABRAMD
Karina Mesquita
Maria de Lourdes Zemel


A proposta de criação de uma revista, a partir dos saberes de integrantes da Abramd Clínica, nos deu a clara percepção do crescimento deste grupo e dos frutos desse trabalho. Por isso entendemos a importância de apresentar de forma organizada e cuidadosa, a história de parceria e resistência que seguimos construindo a cada ano.

Sobre o nascimento

A Abramd Clínica é um dos braços da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – ABRAMD. A Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – ABRAMD– é uma associação multidisciplinar de estudos na área de drogas, buscando um fórum coletivo e de abrangência nacional de debates e reflexões sobre o tema. A ABRAMD foi fundada em setembro de 2005 por um grupo de profissionais que compunham a Associação Brasileira de Estudos do Álcool E Outras Drogas (ABEAD) e se viam insatisfeitos com sua postura retrógrada. Em um grande evento na Faculdade de Saúde Pública, liderados pelo professor Elisaldo Carlini e com a bandeira da “defesa do uso da maconha medicinal”, esse grupo iniciou seu trabalho. E, desde então, vem se consolidando enquanto fórum de discussão e intercâmbio científico, dentro de uma visão ampla e multidisciplinar. Ainda sobre o Professor Carlini, ele nos deixou o seguinte saber1 :

”confie apenas na forte força do seu fraco braço (…) saiba que os recursos que nós dispomos e a força que tem a ciência no Brasil, pra não dizer são inexistentes; e se nós não confiamos em nós mesmos, se nosso próprio país não confiar em si próprio, nós nunca sairíamos de um país em desenvolvimento, pois ainda somos um país subdesenvolvido mesmo, mudamos apenas o nome, mas continuamos a mesma coisa”

Até o ano de 2011, quase todas as propostas de tratamento de uso problemático de drogas, apresentadas por profissionais de Saúde Mental em congressos da ABRAMD, eram baseadas em teorias e estudos comportamentalistas. Mas, a partir de uma visão psicodinâmica, alguns membros reuniram-se em assembleia no III Congresso da ABRAMD, realizado na cidade de Bento Gonçalves (RS), e criaram um grupo de estudos e de trabalho denominado Abramd Clínica.

“O objetivo do grupo, (…) foi de favorecer a discussão e reflexão sobre a prática clínica em drogadicção, de modo a fortalecer o compromisso explícito com os direitos humanos das pessoas usuárias de drogas com ênfase no desenvolvimento técnico, ético e político dos profissionais que atuam nesta área.”

Sobre o objetivo e sua ampliação

O objetivo do grupo, então definido naquele momento foi de favorecer a discussão e reflexão sobre a prática clínica em drogadicção, de modo a fortalecer o compromisso explícito com os direitos humanos das pessoas usuárias de drogas com ênfase no desenvolvimento técnico, ético e político dos profissionais que atuam nesta área.

A Abramd Clínica SP ampliou seu objetivo por entender que também poderia atender a algumas instituições que viessem a solicitar seus conhecimentos.

Sobre as coordenações e seus membros

Em relação à composição de coordenação do grupo, a Abramd Clínica se propôs em seguir o ritmo da diretoria da ABRAMD, isto é, ser renovada bianualmente, a cada nova diretoria.

Mas, efetivamente, esse assunto é discutido durantes as reuniões internas do grupo e decidido ali entre os membros quais serão os os representantes eleitos.

Até hoje (2020), foram várias suas coordenadoras: Celi Cavallari, Diva Reale, Valeria Lacks e Katia Varela. Desde 2018, o grupo optou pela coordenação da dupla Karina Mesquita e Maria de Lurdes Zemel por duas gestões .

Por muito tempo o número de membros que frequentava a reunião era muito pequeno. Há aproximadamente 2 anos tivemos um aumento significativo do número de participantes e de diversidade de participações.

Atualmente este grupo conta com 15 profissionais, todos experientes e de diferentes formações e campos de atuação, porém mantendo em comum o foco na área de Saúde Mental.

Em se tratando de um grupo dinâmico e interessado nas possibilidades de troca e construção de conhecimento, a Abramd Clínica mantém-se aberta à entrada de novos participantes, constantemente reiterando publicamente o convite aos profissionais que se identifiquem com os propósitos do grupo.

Sobre as atividades ao longo dos anos

Em suas atividades nos 7 anos de existência, a Abramd Clínica SP realizou inúmeras atividades, tais como palestras, workshops, participou de congressos, realizando mesas redondas e seminários clínicos nos Congressos da ABRAMD
nacional.

Desde a fundação do grupo, a “marca registrada” em todos os Congressos da ABRAMD foi nosso Seminário Clínico. Ele tem características particulares, a saber: convidamos a cidade que está sediando o Congresso a apresentar um caso clínico e convidamos profissionais de outros Estados para fazer os comentários juntamente conosco. O seminário clínico sempre foi muito bem aceito pelo público dos congressos e as discussões foram crescendo a cada ano. Outras atividades se somaram: apresentamos mesas redondas e cursos no pré-congresso, e, inclusive já pleiteamos uma Conferência para o próximo Congresso a ser realizado em 2021. Assim fomos introduzindo o pensamento psicodinâmico na ABRAMD e nos apresentando.

Entre as outras atividades realizadas, também destacamos: a discussão de um complexo caso clínico no Hospital Geral de Diadema (SP), na qual tivemos também a participação de profissionais envolvidos através dos diversos equipamentos sociais e de Saúde; participação em mesas redondas na Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP), na Universidade Cruzeiro do Sul (SP) e no Instituto Sedes Sapientiae, na qual nossos membros levaram aos alunos e profissionais dessas instituições temas diversos dentro do atendimento clínico às pessoas com uso problemático de drogas, abordando especificidades como a dependência química em mulheres, o atendimento familiar, o cuidado multidisciplinar, comorbidades, redução de danos, etc, sempre promovendo rico debate com os outros profissionais participantes e a população presente nestes encontros.

Em especial, no último ano, a Abramd Clínica recebeu inúmeros pedidos de contribuição e convites de participação em eventos em parceria com universidades, serviços públicos de saúde, sociedades privadas de formação, além da articulação na produção de eventos próprios e no compartilhamento de informação relevante.

Propomos organizar, ministrar e certificar atividades educativas de extensão e formação na área de abrangência da clínica psicodinâmica.

No momento atual de crise sanitária em razão da situação pandêmica global por covid-19, nosso grupo mantém-se articulado através das reuniões previamente agendadas (calendário anual previsto na 1ª reunião do ano), porém agora acontecendo em ambiente virtual, respeitando a necessidade de distanciamento social. Importante aqui salientar o sentido de união e preservação do grupo que passou a incluir nessas últimas reuniões (ocorridas em quarentena) a apresentação dos trabalhos acadêmicos de seus membros. São teses de mestrado e doutorado que têm nos agregado importante conteúdo técnico, além de nos trazer alinhamento com a real potência produtiva deste grupo. A saber, Katia Varela Gomes nos apresentou a “Dependência Química em mulheres: figurações de um sintoma partilhado”, Marta Ana Jezierski nos mostrou “Ensaio Clínico com Usuários de Crack em Situação de Rua: um estudo de caso”, Rodrigo Alencar apresentou “A fome da alma: psicanálise, drogas e pulsão na modernidade” e o Rubens Espejo nos trouxe “Redução de Danos e o Cuidado de si: sobre quais cuidados falamos?”.

Ainda sobre as atividades da Abramd Clínica durante o período de quarentena em razão da covid-19, tivemos participação em um webinar promovido pela diretoria da Abramd, evento com transmissão simultânea através da internet, podendo ser acessado/assistido em todas as partes do mundo, com debates técnicos e a presença de profissionais de alta relevância no atual cenário de estudos e práticas da redução de danos no uso de droga. E no momento estão em plena produção: um curso para trabalhadores vinculados ao Instituto Bixiga, em parceria com a ABRAMD Educação, e uma matéria no curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá, em conjunto com a Abramd Fenomenologia.

Configurando assim, mais algumas possibilidades de compartilhamento do conteúdo produzido pelos componentes do nosso grupo, sempre engajados na troca de experiências e saberes.

A realização de uma atividade própria, articulada e organizada pela Abramd Clínica, também está nos planos do grupo para os próximos meses, independentemente da necessidade de permanecermos em ambiente virtual (pela importância do isolamento social), tendo como válvula propulsora, o desejo coletivo de seguir em plena atividade e de maneira produtiva.

Em tempo, acreditamos que este momento de resistência, compromisso com o trabalho, transmissão de conteúdo e construção de novos saberes, será coroada pelo encontro com o lançamento desta revista eletrônica que já é motivo de orgulho e satisfação deste grupo.


1 – Trecho retirado do discurso da cerimônia de entrega do título de Professor Emérito conferido ao professor E. A. Carlini em 2015


Karina Mesquita e Maria de Lurdes Zemel são as coordenadoras deste biênio 2020/21 da ABRAMD Clínica

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*